quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Magia na cozinha...



Perna de aranha,
Pelos de gato,
Olho de sapo,
Beijo de sereia,
Dedo de moça…

Quem nunca ouviu falar dos exóticos ingredientes que compõem as famosas poções mágicas das bruxas?

O bruxo de cozinha ainda é uma classe pouco difundida entre os magos, principalmente, praticantes da alta magia, mas não se engane… Subestimar a alquimia na cozinha é negar tradições mais antigas que as nossas tataravós e você pode acabar com indigestão ou até cair nas graças daquela feiticeira que te convidou para um cafezinho inocente.

Exageros a parte, é fato para nós brasileiros de bisavós e avós encantadas que preparavam os pratos mais fascinantes que nenhum restaurante jamais servirá.
Quem nunca disse ou já ouviu a mãe se lamentar: “Esses bolinhos ficaram bons, mas nunca ficam iguais aos da sua avó!” eu já ouvi isso até da minha própria avó!
Então, qual é o segredo?

A alquimia na cozinha é uma das formas mais espontâneas e naturais de magia. Quando nossas avós preparam aquelas delícias apetitosas cujo aroma invade as narinas e imediatamente faz a boca responder salivando, há um processo inconsciente nostálgico das lembranças de quando ela era criança e também lhe faziam essas coisas para alegrar a casa sem contar a dedicação especial de cada prato. Aqui em casa por exemplo, é um pudim para um, um bolo para o outro e não pode faltar o mousse de limão da Liz, nem o arroz doce e a canjica no dia de São João.

Antigamente os ingredientes que facilmente encontramos em mercados ou lojas especializadas não eram tão acessíveis e o momento do doce, aquele que alegra a vida, que celebra a doçura da alma e abre sorrisos agradecidos por mais um pedaço eram mais raros e marcavam a reunião festiva da família sem carrancas severas e rostinhos baixos pelo devido respeito.

As curandeiras, os pajés, os xamãs e outros curadores de tradições antigas já conheciam as propriedades de muitas ervas, frutos e grãos para restabelecer o equilíbrio do organismo, coisas que a ciência moderna ainda está começando a descobrir e veladamente atribuindo méritos à nossa rica cultura.

Antigos grimórios descrevem receitas maravilhosas codificadas com nomes de ingredientes horrendos para que a informação não caísse nas mãos de covens rivais ou para arrepiar os cabelos dos curiosos, veja as associações dos ingredientes do início do artigo:
Pernas de aranha = Alecrim
Pelos de gato = Erva cidreira
Olho de sapo = Azeitona
Beijo de sereia = Sal
Dedo de moça = Pimenta Vermelha (popularmente conhecida como dedo de moça mesmo)


Conheço bruxas que tiveram ótimos resultados contra depressão e dependência química fazendo a “gentileza” de cozinhar para seus entes queridos com o distúrbio pelo menos uma vez por semana.
Na cozinha dá pra fazer de tudo! Colocar sua intenção em todos os alimentos que se prepara ou simplesmente abençoá-los com saúde é uma forma de trazer a magia mais perto de si e da sua casa.

Você pode arrumar sua cozinha como um altar, acender velas, incensos, traçar pentagramas, runas, símbolos, entoar mantras, decretos, fazer orações, decorá-la com imagens, flores, pedras e até reservar uma roupa especial para a ritualística gastronômica. As avós católicas costumam manter uma imagem de Santo Antônio ou São Benedito com o famoso cafezinho aos pé do santo para que abençoe e proteja a casa, você pode fazer isso com outras divindades de preferência relacionadas ao elemento terra, à fertilidade, à família ou lares, à prosperidade, abundância, fartura e boa colheita como por exemplo à hindu Lakshmi ou à grega Ceres.

Como bruxos modernos, dificilmente teremos uma cozinha só para nós, nesse caso o ideal é separar alguns utensílios que sejam de uso exclusivamente seu como os seus instrumentos de magia. Reserve pelo menos duas panelas (uma para receitas doces outra para salgadas) e duas colheres de pau. Alguns bruxos utilizam somente panelas de barro em honra ao elemento terra e ao útero da Grande Mãe onde todas as transformações ocorrem. Outros ainda associam o material das panelas com os regentes planetários de acordo com a intenção de seus feitiços ou o dia da semana por exemplo ferro para Marte e cobre para Vênus. Outros se dão ao luxo de comprar utensílios coloridos.

Os bruxos de cozinha contam alguns dos seus segredos sim, mas não todos, nunca se esqueça disso e cuidado com o próximo cafezinho se você não souber onde ele foi coado…

Texto de Liz Oliveira, Retirado de Conversa Entre adeptus

Beijos, direto da minha cozinha... 


quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Quero ser feliz também...

Para relaxar, viajar, meditar, navegar... Se conectar a essa grande força que vem da natureza, do mar...

Aah... Como quero ser feliz também!



Eu confesso que gosto mais da versão ao vivo desta música, mas é quase impossível não se apaixonar pelas imagens deste vídeo.


Cores + coisas = imagem do dia...

Para o café da manhã do meu pequeno... Ele adora!


segunda-feira, 19 de agosto de 2013

"Aprenda a fazer" comigo... Programa Amazônia S/A.

Fui convidada para participar do quadro "Aprenda a fazer", do programa Amazônia S/A. Fiquei toda animada, mas também nervosa... Primeiro, por ser a primeira vez que gravaria em estúdio, segundo, porque levaria o quadro sozinha e, por último, pelo programa ser exibido em toda a Amazônia.

Levei para o programa uma sugestão de como reutilizar potinhos de vidro, transformando-os em porta-retratos bem bacanas.




Demorei um pouquinho para postar, pois esperei a Agência publicar o vídeo no site do programa. Para ver é só clica aqui.


quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Um padacinho para alegrar minha vida

Namorei esse pedacinho de grade num amontoado de lixo perto da casa da minha mãe por um bom tempo. Achava que alguém tinha o posto lá para apoiar umas coisas que sempre estavam do lado dele, até ver o pessoal da prefeitura se preparando para jogá-lo no caminhão. - Não!!!! Foi o que gritei na minha cabeça. Adivinha o que fiz... Pedi para o maridão ir buscar pra mim (rs). 



Tive um trabalhinho para tirar a tinta envelhecida. Foi realmente necessário, pois ela já estava descascando.


Depois de "pelada", lavei-a e passei uma demão de tinta branca, para poder pegar melhor a próxima tinta. 


E ai está meu pedacinho de grade, já pendurado na parede, com sua cor laranja. 


As pontinhas ainda ficaram um pouco brancas, mas foi intencional, queria mesmo que ficasse com uma aparência de mal acabada, mal pintada...

 

Bem, se você me perguntasse para quê queria esse pedadinho de grade, eu diria "Não sei! Só sei que quero e que vou inventar alguma coisa." Pois é... Coloquei na parede e as coisas foram aparecendo. E será assim, aos poucos as ideias vão surgindo...




segunda-feira, 12 de agosto de 2013

É porque estou mesmo precisando...

Descansar a mente e o corpo...


Não posso reclamar, mas minha vida está um turbilhão... Minhas coisas estão me chamando, me querendo, precisando de mim... E eu, tendo que tomar um rumo na vida... Sonhos, desejos, realizações... Pé no chão, segurança, estabilidade... Família, dia-a-dia, casa... Espiritualidade, fé, autoconhecimento... Aiiii.... vou pirar! E isso, sem dúvida, é só o começo...

Só espero depois de tudo isso, poder deitar numa rede como esta e relaxar, junto com os meus e com a certeza de que fiz o melhor para mim e minha família.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Domingo é dia de mercado...

Depois de toda uma vida acordando cedo para ir à escola (sempre estudei de manhã) ou ao trabalho, não consigo mais ficar na cama até tarde. Gosto de acordar cedo. Meu marido é que não gosta muito desse meu hábito...

Neste domingo não foi muito diferente: acordei cedo e lembrei que o marido queria ir ao mercado comprar camarão. Tratei logo de lembrá-lo... (rs) E assim que o pequeno acordou, saímos.

Não tinha pretensão de registrar o passeio, mas achei tão bonitinho o pequeno olhando os peixinhos no tanque que lembrei da máquina na bolsa. 



Lembro-me de quando era pequena, adorava acordar cedo para e ir ao mercado com meu pai. Minha irmã, dorminhoca até hoje, não gostava muito da ideia de acordar cedo no domingo, mas eu, pedia para mamãe me acordar para ir com ele. Achava a coisa mais legal do mundo sair de casa ainda de madrugada. Sim, porque para meu pai só tinha graça ir ao mercado se ainda fosse noite.


Olha aí as escamas de pirarucu, são ótimas para lixar unhas... (rs) É lógico que devem servir para mais um milhão de coisas...





Açaí e buriti: adoro o gosto e as cores!


Adoro a organização dos produtos nos boxes, e como são embalados, adoro ver itens que normalmente não achamos em supermercados, adoro a mistura de cheiros, que, por sinal é uma das coisas que mais lembra minha infância. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...