quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Comidinha de feriado...

Amanheci beeeeem preguiçosa hoje, não queria saber de faxina, de lavar os cabelos, nem de passear. Por mim, tinha passado o dia inteiro no celular ou no computador, só (como dizemos aqui em casa) na enrolação. Maaaas, como tenho duas barriguinhas para encher, decidi desapegar da preguiça e me enterrar na cozinha. 

Falando assim, fica parecendo que passei o dia inteiro amarrada na cozinha, sendo escrava dos dois senhores esfomeados daqui de casa. Que nada! Foi só colocar a primeira água para ferver no fogão, que a bruxinha das super porções foi logo incorporando. E hoje ela veio toda metida a chef de cozinha. 

Pus a água do arroz para ferver, enquanto refogava ele com alho, cebola, e sal. Depois de quase pronto, joguei um punhado de beterraba ralada na panela, por isso esses vários tons de rosa nele. 

Temperei o frango com sal, açafrão, gengibre, pimenta do reino, alho, cebola em tirinhas, pimenta cheirosa e limão. Quando já estava cozido, dei aquela balançada na panela para desfiá-lo no ponto, sem sujeira, nem demora.

A salada fiz com pepino fatiado bem fininho, cenoura e rabanete ralados, misturados com trigo para kibe, que deixei por uma hora de molho na água filtrada. Temperei tudo com os básicos: azeite, sal e limão. Ah, coloquei uma pimentinha do reino para ter um sabor um pouquinho mais forte.



Já ía esquecendo do feijão! Sim, nesse prato tem um feijãozinho, sim. E esse foi o segredo da "superbruxachef". Fiz o feijão bem cremoso, quase uma papinha (como é um mistério do livro das porções mágicas, não vou revelar a receita dele... rs), e o servi escondido dentro do arroz. Ficou uma beleza: sequinho por fora e molhado por dentro. Quase um petit gateau de arroz e feijão (só que não... rs). Para finalizar, joguei um pouquinho de gergelim por cima do arroz, e pronto!

Detalhes sobre minhas receitas: uso pouquíssimo óleo no preparo delas, quase nada mesmo! O mesmo cuidado tenho com o sal, e tento sempre deixar os grãos de molho pelo período de quatro a oito horas, por conta do ácido fítico (recomendo pesquisar sobre essa prática).

E para quem amanheceu cheia de preguiça, posso me orgulhar do almoço rápido que fiz, e ainda me sobrou tempo para cuidar dos cabelos e de outras coisinhas aqui em casa.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...