Esses frutos são encontrados facilmente aqui na minha região, quase toda esquina tem... Os jambeiros são grandes, fazem uma ótima sombra e quando floridos, ficam lindos com aqueles fiapinhos rosados.
Tem quem não goste de ter essa árvore em casa, pois quando os frutos começam a cair, eles sujam bastante em volta de seu "pé". Confesso que cheguei a ficar um pouco preocupada com isso também, mas como o meu fica no fundo do quintal, achei que não teria tanto problema. Sem contar que as vantagens são bem maiores do que a sujeira.
Este jambeiro já estava plantado no nosso terreno quando compramos. Na época ele não devia ter dois metros. Não mesmo! Era um bebê... Meu marido falou em tirá-lo de lá, mas isso nem passou pela minha cabeça: "Tá louco? Nós adoramos jambo e quando queremos comer unzinho, temos que pedir na vizinhança, e agora que teremos um nosso, todo nosso, você vai querer tirar?? E a sombra que ele também vai nos fornecer? Não, meu filhooo." Ele concordou. (rs)
Durante anos ele ficou lá sozinho, cuidando do lugar e crescendo, crescendo... Levamos um baita susto quando, num certo dia, chegamos lá e ele estava quase todo queimado. Algum intelegente pôs fogo no terreno do lado e o calor conseguiu alcançar meu jambeiro. As folhas estavam todas queimadas. Julgamos, tristemente, que ele não sobreviveria. Mas ele é um grande guerreiro. Ficou verde novamente e, assim que mudamos para nossa casa, ele floril. E agora está cheio de jambos, os quais divido, com o certo ciumimho, com os pássaros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário