segunda-feira, 30 de julho de 2012

Tão esperados...

Olha que riqueza meus primeiros jambos!!




Esses frutos são encontrados facilmente aqui na minha região, quase toda esquina tem... Os jambeiros são grandes, fazem uma ótima sombra e quando floridos, ficam lindos com aqueles fiapinhos rosados.
Tem quem não goste de ter essa árvore em casa, pois quando os frutos começam a cair, eles sujam bastante em volta de seu "pé". Confesso que cheguei a ficar um pouco preocupada com isso também, mas como o meu fica no fundo do quintal, achei que não teria tanto problema. Sem contar que as vantagens são bem maiores do que a sujeira.

Este jambeiro já estava plantado no nosso terreno quando compramos. Na época ele não devia ter dois metros. Não mesmo! Era um bebê... Meu marido falou em tirá-lo de lá, mas isso nem passou pela minha cabeça: "Tá louco? Nós adoramos jambo e quando queremos comer unzinho, temos que pedir na vizinhança, e agora que teremos um nosso, todo nosso, você vai querer tirar?? E a sombra que ele também vai nos fornecer? Não, meu filhooo." Ele concordou. (rs)

Durante anos ele ficou lá sozinho, cuidando do lugar e crescendo, crescendo... Levamos um baita susto quando, num certo dia, chegamos lá e ele estava quase todo queimado. Algum intelegente pôs fogo no terreno do lado e o calor conseguiu alcançar meu jambeiro. As folhas estavam todas queimadas. Julgamos, tristemente, que ele não sobreviveria. Mas ele é um grande guerreiro. Ficou verde novamente e, assim que mudamos para nossa casa, ele floril. E agora está cheio de jambos, os quais divido, com o certo ciumimho, com os pássaros.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...