Pelos de gato,
Olho de sapo,
Beijo de sereia,
Dedo de moça…
Olho de sapo,
Beijo de sereia,
Dedo de moça…
Quem nunca ouviu falar dos exóticos ingredientes que compõem as famosas poções mágicas das bruxas?
O bruxo de cozinha ainda é uma classe pouco difundida entre os magos, principalmente, praticantes da alta magia, mas não se engane… Subestimar a alquimia na cozinha é negar tradições mais antigas que as nossas tataravós e você pode acabar com indigestão ou até cair nas graças daquela feiticeira que te convidou para um cafezinho inocente.
Exageros a parte, é fato para nós brasileiros de bisavós e avós encantadas que preparavam os pratos mais fascinantes que nenhum restaurante jamais servirá.
Quem nunca disse ou já ouviu a mãe se lamentar: “Esses bolinhos ficaram bons, mas nunca ficam iguais aos da sua avó!” eu já ouvi isso até da minha própria avó!
Então, qual é o segredo?
A alquimia na cozinha é uma das formas mais espontâneas e naturais de magia. Quando nossas avós preparam aquelas delícias apetitosas cujo aroma invade as narinas e imediatamente faz a boca responder salivando, há um processo inconsciente nostálgico das lembranças de quando ela era criança e também lhe faziam essas coisas para alegrar a casa sem contar a dedicação especial de cada prato. Aqui em casa por exemplo, é um pudim para um, um bolo para o outro e não pode faltar o mousse de limão da Liz, nem o arroz doce e a canjica no dia de São João.
Antigamente os ingredientes que facilmente encontramos em mercados ou lojas especializadas não eram tão acessíveis e o momento do doce, aquele que alegra a vida, que celebra a doçura da alma e abre sorrisos agradecidos por mais um pedaço eram mais raros e marcavam a reunião festiva da família sem carrancas severas e rostinhos baixos pelo devido respeito.
As curandeiras, os pajés, os xamãs e outros curadores de tradições antigas já conheciam as propriedades de muitas ervas, frutos e grãos para restabelecer o equilíbrio do organismo, coisas que a ciência moderna ainda está começando a descobrir e veladamente atribuindo méritos à nossa rica cultura.
Antigos grimórios descrevem receitas maravilhosas codificadas com nomes de ingredientes horrendos para que a informação não caísse nas mãos de covens rivais ou para arrepiar os cabelos dos curiosos, veja as associações dos ingredientes do início do artigo:
Pernas de aranha = Alecrim
Pelos de gato = Erva cidreira
Olho de sapo = Azeitona
Beijo de sereia = Sal
Dedo de moça = Pimenta Vermelha (popularmente conhecida como dedo de moça mesmo)
Pelos de gato = Erva cidreira
Olho de sapo = Azeitona
Beijo de sereia = Sal
Dedo de moça = Pimenta Vermelha (popularmente conhecida como dedo de moça mesmo)
Conheço bruxas que tiveram ótimos resultados contra depressão e dependência química fazendo a “gentileza” de cozinhar para seus entes queridos com o distúrbio pelo menos uma vez por semana.
Na cozinha dá pra fazer de tudo! Colocar sua intenção em todos os alimentos que se prepara ou simplesmente abençoá-los com saúde é uma forma de trazer a magia mais perto de si e da sua casa.
Você pode arrumar sua cozinha como um altar, acender velas, incensos, traçar pentagramas, runas, símbolos, entoar mantras, decretos, fazer orações, decorá-la com imagens, flores, pedras e até reservar uma roupa especial para a ritualística gastronômica. As avós católicas costumam manter uma imagem de Santo Antônio ou São Benedito com o famoso cafezinho aos pé do santo para que abençoe e proteja a casa, você pode fazer isso com outras divindades de preferência relacionadas ao elemento terra, à fertilidade, à família ou lares, à prosperidade, abundância, fartura e boa colheita como por exemplo à hindu Lakshmi ou à grega Ceres.
Como bruxos modernos, dificilmente teremos uma cozinha só para nós, nesse caso o ideal é separar alguns utensílios que sejam de uso exclusivamente seu como os seus instrumentos de magia. Reserve pelo menos duas panelas (uma para receitas doces outra para salgadas) e duas colheres de pau. Alguns bruxos utilizam somente panelas de barro em honra ao elemento terra e ao útero da Grande Mãe onde todas as transformações ocorrem. Outros ainda associam o material das panelas com os regentes planetários de acordo com a intenção de seus feitiços ou o dia da semana por exemplo ferro para Marte e cobre para Vênus. Outros se dão ao luxo de comprar utensílios coloridos.
Os bruxos de cozinha contam alguns dos seus segredos sim, mas não todos, nunca se esqueça disso e cuidado com o próximo cafezinho se você não souber onde ele foi coado…