domingo, 31 de maio de 2015

Delicinha caseira


Quem me acompanha no Instagram (@irisalmeidabarb) sabe que estou devendo a receita da minha barrinha de cereal caseira. Finalmente vou deixar aqui, mais antes de listar os ingredientes, preciso esclarecer alguns pontos:

1º: Sou péssima com quantidades. Até tenho uma balancinha "meiaboca" em casa, mais não confio muito nela. Outro ponto é que, no geral, faço porções bem pequenas das minhas experiências culinárias. Primeiro, por ainda está testando algumas. Segundo, porque, por enquanto, aqui em casa, eu ainda sou a maior consumidora das minhas receitinhas, então não adianta fazer muito para desperdiçar depois;

2º: Olho na validade. Como estou adotando o lema "quanto mais natural melhor", venho tentando usar produtos mais naturais possíveis nas receitas, e, normalmente, esses produtos têm prazo de validade mais curto. Resumindo, talvez eu não saiba dizer exatamente quanto tempo, tal receita vai durar na geladeira ou fora dela. Então fiquem atentos aos produtos, manoseio e conservação. 

Eu tinha um terceiro ponto a esclarecer, mas escrevi tanto que esqueci... Ótimo! Assim, vou logo para a receita, que por sinal, é tão fácil que eu tenho certeza que quando eu terminar esse post você vai pensar "essa enrolação toda só pra isso!?". Então, para acabar com o suspense, anota aí.

Coloca no processador castanha do brasil, amêndoas doce, tâmaras e ameixas secas (ambas sem caroço), um punhado de cada item, e bate o suficiente para deixar em farelos. Retire do processador e espalhe em uma forminha ou pote, que permita você pressionar a misturinha, até formar uma barrinha. E está pronto!

Alguns detalhes: a liga e o doce da barrinha ficam por conta das tâmaras e das ameixas; eu conservei ela no potinho, pois não fica muito firme como as barrinhas convencionais; meu potinho media aproximadamente 9x13, e essa foi a mesura dela; podem ser adicionadas à receita, nozes, outras castanhas, uvas passas, aveia, e outros ingredientes de sua preferência; eu joguei um pouco de gergelim preto por cima da minha e amassei mais um pouquinho, só para prendê-los à barrinha.

E aí está. Fácil, fácil e uma delicia!!


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...