sábado, 2 de maio de 2015

Uma caldeirada de coco...


Adoro ter coco em casa! Estes dias fui até a casa do meu irmão para reabastecer meu estoque. Amo as possibilidades que o coco me dá: posso adicioná-lo em receitas doces, salgadas, sucos e até em meus tratamentos capilares.

Isso mesmo! Eu misturo o coco (o leite, o creme, a água e o óleo) em minhas máscaras de tratamento capilar, mas isso é assunto para outro dia (em breve, postarei aqui minhas novas experiencias em busca de uma vida mais saudável).

Hoje eu escolhi usar o leite de coco para fazer um prato que há tempos não comia: a caldeirada de peixe. Eu me amarro e meu marido AAAAMAAAA. Decidi postar a receita aqui, pois ela tem um toque bem especial. Vamos lá.

Salguei o peixe (usei o tambaqui) e lavei com limão


Cortei cebolas, pimentões (verde, amarelo e vermelho) e pimentas dedo de moça e algumas verdurinhas (cheiro-verde, coentro, chicória).

Comecei colocando duas colheres de azeite de dendê e as cebolas (hummm... chega treme as carnes), depois fui adicionando os pimentões, as pimentinhas e por último o peixe.







E é aí que vem o toque especial, na verdade, são dois...
Primeiro, faço um caldo com todas as sobras dos legumes e verduras cortadas e também com a cabeça do peixe e dois dentes de alho amassados.

E, em segundo, tiro a polpa do coco para fazer o leite fresquinho, lindinho e natureba. No lugar da água, coloco o caldo (peneirado) de legumes que deixei ferver por uns quinze minutos.



Depois de bater tudo no liquidificador, jogo na panela do peixe e deixo ferver até ele ficar na ponto. Acrescentei por últimos as verdurinhas.


E pronto! Aí está minha moqueca de peixe. Delícia!! Não deu tempo para fazer foto bonitinha dela no prato, sabe como é, né? 


Esta foi umas das minhas maneiras de usar o coco. Experimenta e depois me conta...




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...