sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Para o final de semana... Livros!


Eu também acho que um livro é um ótimo presente (para quem gosta de ler, claro!)...
Como também acho lojas de livro um charme (adoro!)...
E para quem quer viajar neste final de semana, mas que (como eu) está sem verba, que tal um bom livro?  
Eu já embarquei... Vamos?






Bom final de semana... E boa viagem!

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Você tem medo de quê?


Do escuro? De fantasmas? De aranha? De assalto? De morrer? De sentir dor? De tempestades? De acreditar? De ter medo?

O medo é um sentimento natural... Todos devemos tê-lo. Ele é um grande aliado, quando nos faz ter cautela, nos faz ser prudentes e nos ajuda a evitar o perigo. Mas pode ser um grande peso em nossa vida, quando nos incomoda, nos atrasa... Ter medo é saudável, mas viver sob seu domínio é uma doença que pode nos levar à morte. 

O espírito se alimenta do crer, do acreditar, do confiar. Se não cremos, ele não se fortifica, nem mesmo existe. E como teremos fé no que não existe? Como confiaremos no que não vemos? Esta é uma questão um tanto complicada de se explicar. Há séculos a humanidade busca por esta reposta, mas esta solução não está no mundo, não está nos livros, nas igrejas, nos templos, nas religiões. Ela está dentro de você!

Façamos uma reflexão... Porque tens medo do escuro? Você nem sabe o que tem lá... Será que fantasmas? Ou aranhas? Ou bandidos armados? Não se sabe... Mesmo assim, você tem medo. Você não vê, não sente, não ouve... Lá, só está escuro. Como explicar isto? Eu não saberia.

O fato é: sentir medo é mais fácil, mais cômodo, mais comum... Pelo menos, é o que se pensa. Mas, na verdade, ter medo é como acreditar. A energia, o foco, a atenção que se dar ao medo é a mesma que move o "crer". O que muda é sua intenção. Se não perdêssemos tanto tempo sentindo medo, quem sabe acreditaríamos mais.

Ouvi uma vez que: "sempre que alguém diz que não acredita em fadas, uma morre". Então, não matemos as fadas... Não matemos as nossas fadas. Não tenhamos medo delas. Elas existem, e estão cuidando deste mundo para que nós possamos viver melhor nele. Basta crermos. Quanto ao medo, que tal o deixarmos no escuro, junto com as aranhas e a nossa descrença?

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Sobre a meditação...

Hoje, passeando pela internet, achei uma matéria interessante. Simples, mas com boas informações, principalmente para quem está começando (ou querendo começar) a praticar a meditação. Achei que seria válido postar aqui. 


O que é a meditação?
Prática utilizada há 2500 anos na Índia, foi difundida especialmente pelos monges budistas. Meditar é perceber a existência do todo e quando isso acontece é chamado samadhi (ou êxtase). Não requer esforço pelo praticante e somente dessa forma terá o resultado esperado. O essencial é manter a mente quieta e o coração tranquilo, ou seja, ficar em paz durante alguns minutos com seu melhor amigo: você mesmo.

Como meditar?
Não é necessário sentar-se ao chão com as pernas cruzadas como é conhecida a postura flor-de-lótus. Escolha um local silencioso, se possível bem arejado. Sente-se em uma cadeira, deixe o queixo posicionado paralelo ao chão e a coluna ereta com leve projeção das cervicais para trás, como se estivesse corrigindo a postura. Para evitar que a boca fique aberta, esboce um leve sorriso. Os olhos  devem ficar semicerrados ou fechados. Se concentre na respiração e acompanhe os movimentos do abdômen. Depois, deixe fluir.

Qual o principal objetivo de quem procura a meditação?
(...) "o principal objetivo é a boa saúde. Também reduz a ansiedade, equilibra a respiração e a frequência cardíaca. O sono se torna mais tranquilo, sem interrupções. Atenua enxaquecas, acelera a recuperação no pós-parto e auxilia a digestão alimentar. Também impede que a pessoa entre em conflitos emocionais, especialmente os afetivos”".

Meditação e pensamento.
Você terá uma enorme quantidade de pensamentos bons ou ruins que irão ficar projetados na sua mente por um tempo indeterminado. Tente apenas retirar a ansiedade de qualquer pensamento.

Como obter sucesso no processo meditativo?
Na primeira tentativa é provável que você visualize um local com uma paisagem maravilhosa, porém, eis que de repente, surge a imagem da fatura de uma conta em atraso. Isso trará a tona uma série de outros pensamentos que podem preocupá-lo. Todas as imagens, mesmo as negativas não devem ser descartadas.

Quais os princípios básicos da meditação?
Tudo o que está no seu subconsciente (reprimido ou esquecido) vem à mente consciente através da meditação. Dê boas vindas a qualquer pensamento, independente da qualidade ou quantidade.

O que pensar durante a meditação?
Deixe que os pensamentos trafeguem naturalmente em sua mente; mesmo se o som mental de uma música surgir, não tem problema. Logo, outro pensamento se fará presente. Se desejar, concentre-se em um mantra (ou oração) no ritmo da sua respiração.

Quanto tempo devo meditar?
O exercício é muito simples: permaneça sentado com a coluna ereta, respire de forma pausada entre 5 a 15 minutos. Deixe que qualquer pensamento permaneça na sua mente para, por si só, dispersar. Durante a meditação, as pessoas têm a impressão que nada acontece. Isso é um erro, pois os benefícios de 5 minutos de quietude podem render um dia muito mais tranquilo.

Quais os benefícios da meditação?
Você irá observar que terá paz interior, clareza de objetivos, mais concentração e uma espécie de serenidade que se tornará frequente no seu dia a dia.

Todos podem meditar?
A experiência não vê distinção de religião, sexo, raça, idade, escolaridade, estado civil e classe social. Também não tem nada de poderes extraordinários ou ilusões.

Perda de tempo?
No primeiro dia, alguém pode pensar: “isso não dará certo, pois me sinto ocioso, preguiçoso, quase sonolento”. É um erro pensar assim. A prática meditativa ajuda a ativação da mente, melhora a saúde e proporciona o equilíbrio emocional.

Meditação e medicina.
(...) "o repouso corporal durante a meditação é superior ao do sono, pois um homem dormindo consome seis vezes mais oxigênio do que meditando. Além disso, os batimentos cardíacos diminuem e no cérebro, aumentam as ondas alfa e teta, associadas ao relaxamento".

(...) a meditação contribui até mesmo para evitar o acúmulo de gordura nas artérias, comprovando que a meditação promove alterações quantificáveis no organismo.

(...) a meditação ajuda a baixar a pressão arterial, reduz os níveis de adrenalina e cortisol, e estimula a produção de endorfinas (uma espécie de tranquilizante natural produzido pelo cérebro).

Quais são os obstáculos de quem deseja fazer meditação?
A agitação, a dispersão, a superficialidade e a preguiça. Em uma sociedade que valoriza o resultado imediato, esses obstáculos podem prejudicar a meditação.

Como saber se está meditando certo?
Se você obtiver a sensação de paz e regozijo depois da meditação, conseguiu o que desejava. A técnica não tem a finalidade de visualizar algo, mas gerar um estado interno de amorosidade, pois é um recurso de introspecção.

Dicas finais.
Sempre que possível realize a prática no mesmo horário para criar um hábito. Retire os sapatos, dispense o uso de joias, bijuterias e use roupas que não apertem o corpo. A meditação deve ser feita de modo suave e com absoluta tranquilidade. Depois do exercício, tente cultivar uma atitude harmoniosa com todos para que o progresso interno e externo seja gradual e constante.


Dicas adicionais (minhas):
- Se possível, tome um banho antes de praticar. Assim você relaxa mais e (se for meditar à noite) ameniza um pouco as energias que vieram com você durante todo o dia;
- Eu prefiro tentar a prática durante o dia, pois a noite a energia é muito forte para mim. Sem contar que as chances de eu cair no sono são gigantescas. Mas se isso acontecer com você, não se preocupe, é normal. Afinal, seu corpo está relaxando.
- Acenda um incenso (eu já tenho cara de incensos, né?), dê preferencia para os de mirra;
- Deixe uma música suave tocando. É bom para desligar você dos barulhos externos, entre outras coisas;
- E por último, seja paciente e aproveite a experiência.

A matéria completa pode ser lida aqui, no Portal Terra.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

À procura do sol...


O menino...

...E seu jeito de ser.





Obs.: Infelizmente, tive um problema com minha conexão e não pude publicar meu último post do dia da criança, por isso o atraso. Mas aí está ele... Beijos!

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A escada...



E você, conhece outro caminho?
Nada é tão fácil ou muito simples. Quando se faz uma escolha, ela passa a reger sua vida. Você se afasta, se recolhe, emudece... Ou se joga, se espalha, solta o verbo... Nunca se sabe qual será sua reação. Muitas vezes, chegamos até a nos surpreender com as atitudes que tomamos no caminhar.

Não dar para saber, prever, definir... A escolha é sua, o caminho é seu, mas a direção que ele vai tomar, isso nunca se sabe. Nosso dever é seguir, seguir e seguir. Os outros? Bem, isso também não importa. É lógico que não se deve negligenciá-los, todos neste mundo têm seu papel, suas escolhas e sua importância, tanto para si, quando para nós. O que não se deve fazer é culpar o outro por seus tropeços, desvios ou sua preguiça de caminhar. E se você está bem, está certo do caminho que quer trilhar, também não se deve temer o julgamento de terceiros. Se julgam, é porque não entendem, não sabem. E ignorância não é pecado.

Conhecer o caminho também não é regra. A estrada está aí para isso, para ser trilhada, desvendada, desbravada, e cada dia é um novo trecho que vai se revelando com o andar. As vezes cheio de obstáculos, outras, com tijolinhos amarelos. Você só precisa dar um passo de cada vez, que tudo vai se encaixando. 

Não importa o caminho escolhido, como será sua mudança, seu modo de seguir, sua caminhada... O que de fato deve ser considerado é se a escolha que você fez, está lhe ajudando a crescer. Este sim é o real motivo de estarmos neste mundo: o desenvolvimento. 

O menino...

...O balão, as escadas e o Palácio (do Governo, mas para ele, o castelo da Rapunzel).


Porque eu adoro azul...


terça-feira, 9 de outubro de 2012

O menino...

...E a despedida.




Aproveite o momento...

Finalmente, e aos poucos, estou voltando a concretizar minhas idéias. Minha cachola é sempre cheia delas, mas, infelizmente (e na maioria das vezes), são deixadas para depois, pelos mais diversos motivos e razões...

Há bem pouco tempo eu sofria muito com isso, pois quando tinha algum projeto em mente, queria logo realizá-lo (por mais que demorasse para concluí-lo) e ficava muito ansiosa para colocar a mão na massa. Hoje tenho me controlado mais e aceitado algumas razões, e, de certa forma e em alguns casos, isso é bom, pois a ideia matura e consigo fazer um planejamento melhor com relação ao que vou precisar.

Vamos deixar de papo furado e partir para o que interessa. Tinha muita vontade de trabalhar com tela  e  pintura, mas nunca me achei com jeito para a coisa: tenho a mão pesada, nenhuma experiência e não conheço nada sobre material, pincel, tinta, etc. Sem contar que sempre fugi de trabalhos que gerassem muita sujeira, e mexer com tinta é uma coisa muuuuuuito arriscada para mim (rs).

E mesmo com toda a insegurança do mundo, arrisquei e, simplesmente, adorei!!! 
Claro que, a princípio, o projeto não poderia ser muito complicado. Optei por uma frase, e usei uma que adoro: Carpe Diem, que, basicamente, significa "aproveite o momento". É uma frase retirada de um poema de Horácio

Usei tinta azul para tela (a base d'água, para limpar os pincéis com mais facilidade), pincéis (também para trabalho com tela, tá? Eles são mais durinhos), folha de carbono, caneta, fita gomada (para prender a impressão na tela e não ficar escorregando enquanto contornava as letras) e uma tela (do tamanho que você preferir).

Como disse, tenho a mão pesada, era quase impossível fazer os riscos diretamente na tela, então, digitei, imprimi e passei para a tela com a ajuda de um papel carbono (tudo bem tosco mesmo... rs).



Melhor ainda, foi usar uma estrela, daquelas que brilham no escuro, como molde para as minhas estrelinhas... (eu ainda compro uma câmera melhor e aprendo a fotografar, tá?). Dica: quanto mais suave o risco melhor, assim ele quase não aparece na finalização.


Depois foi só pintar contornando as letras... Isso exige um cuidado especial para não borrar, e um pincel bem bacana. Não sei dizer qual o melhor pincel para isso, pois fui testando todos os que tinha em casa, do extra fino ao largo, e acabei usando o que melhor fez os acabamentos.


E aí está minha obra de arte... Uma boa opção para quem não tem habilidades com os pincéis como eu, e que tem vontade de ter um quadro exclusivo (rs). 


segunda-feira, 8 de outubro de 2012

O menino...

...E seu Castelo.


Inspiração: dia da criança...


"Voar, voar, subir subir... Ir por onde for..."

E a semana da criança começa assim... Com o ponto de vista do meu pequeno. Esta foto foi tirada por mim, mas da cama dele. Não posso dizer que é exatamente esta a visão que ele tem, pois sabe como é criança: nada para os nossos olhos é igual para os olhos deles...

Pensado nele, e no jeito criança de ser, darei início hoje a uma sequência de posts que terminará na sexta-feira. Será uma (ou mais) imagem dele por dia, de algum momento da sua rotina... Vamos ver no que dá.


quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Bateu uma saudade...

Hoje, fazendo uma faxina no pendrive, achei algumas fotos da última viagem que fizemos para Porto Velho, em abril. Só aí saquei que nunca tinha postado nada sobre essa viagem aqui. Sou mesmo uma "relaxada", como diria minha mãe...

Foi bom achar as fotos, mas, por outro lado, deu uma saudadezinha... Da cidade, dos passeios, das compras, das comilanças e claro, da minha outra família. Aiiii, cunhada, que saudade!!

Abaixo, algumas imagens do passeio pelo mercado municipal, estrada de ferro e margem do Rio Madeira.





Olha aí o pequeno em um raro momento: curtindo o titio Sergio e a titia Riva.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...