terça-feira, 16 de outubro de 2012

Sobre a meditação...

Hoje, passeando pela internet, achei uma matéria interessante. Simples, mas com boas informações, principalmente para quem está começando (ou querendo começar) a praticar a meditação. Achei que seria válido postar aqui. 


O que é a meditação?
Prática utilizada há 2500 anos na Índia, foi difundida especialmente pelos monges budistas. Meditar é perceber a existência do todo e quando isso acontece é chamado samadhi (ou êxtase). Não requer esforço pelo praticante e somente dessa forma terá o resultado esperado. O essencial é manter a mente quieta e o coração tranquilo, ou seja, ficar em paz durante alguns minutos com seu melhor amigo: você mesmo.

Como meditar?
Não é necessário sentar-se ao chão com as pernas cruzadas como é conhecida a postura flor-de-lótus. Escolha um local silencioso, se possível bem arejado. Sente-se em uma cadeira, deixe o queixo posicionado paralelo ao chão e a coluna ereta com leve projeção das cervicais para trás, como se estivesse corrigindo a postura. Para evitar que a boca fique aberta, esboce um leve sorriso. Os olhos  devem ficar semicerrados ou fechados. Se concentre na respiração e acompanhe os movimentos do abdômen. Depois, deixe fluir.

Qual o principal objetivo de quem procura a meditação?
(...) "o principal objetivo é a boa saúde. Também reduz a ansiedade, equilibra a respiração e a frequência cardíaca. O sono se torna mais tranquilo, sem interrupções. Atenua enxaquecas, acelera a recuperação no pós-parto e auxilia a digestão alimentar. Também impede que a pessoa entre em conflitos emocionais, especialmente os afetivos”".

Meditação e pensamento.
Você terá uma enorme quantidade de pensamentos bons ou ruins que irão ficar projetados na sua mente por um tempo indeterminado. Tente apenas retirar a ansiedade de qualquer pensamento.

Como obter sucesso no processo meditativo?
Na primeira tentativa é provável que você visualize um local com uma paisagem maravilhosa, porém, eis que de repente, surge a imagem da fatura de uma conta em atraso. Isso trará a tona uma série de outros pensamentos que podem preocupá-lo. Todas as imagens, mesmo as negativas não devem ser descartadas.

Quais os princípios básicos da meditação?
Tudo o que está no seu subconsciente (reprimido ou esquecido) vem à mente consciente através da meditação. Dê boas vindas a qualquer pensamento, independente da qualidade ou quantidade.

O que pensar durante a meditação?
Deixe que os pensamentos trafeguem naturalmente em sua mente; mesmo se o som mental de uma música surgir, não tem problema. Logo, outro pensamento se fará presente. Se desejar, concentre-se em um mantra (ou oração) no ritmo da sua respiração.

Quanto tempo devo meditar?
O exercício é muito simples: permaneça sentado com a coluna ereta, respire de forma pausada entre 5 a 15 minutos. Deixe que qualquer pensamento permaneça na sua mente para, por si só, dispersar. Durante a meditação, as pessoas têm a impressão que nada acontece. Isso é um erro, pois os benefícios de 5 minutos de quietude podem render um dia muito mais tranquilo.

Quais os benefícios da meditação?
Você irá observar que terá paz interior, clareza de objetivos, mais concentração e uma espécie de serenidade que se tornará frequente no seu dia a dia.

Todos podem meditar?
A experiência não vê distinção de religião, sexo, raça, idade, escolaridade, estado civil e classe social. Também não tem nada de poderes extraordinários ou ilusões.

Perda de tempo?
No primeiro dia, alguém pode pensar: “isso não dará certo, pois me sinto ocioso, preguiçoso, quase sonolento”. É um erro pensar assim. A prática meditativa ajuda a ativação da mente, melhora a saúde e proporciona o equilíbrio emocional.

Meditação e medicina.
(...) "o repouso corporal durante a meditação é superior ao do sono, pois um homem dormindo consome seis vezes mais oxigênio do que meditando. Além disso, os batimentos cardíacos diminuem e no cérebro, aumentam as ondas alfa e teta, associadas ao relaxamento".

(...) a meditação contribui até mesmo para evitar o acúmulo de gordura nas artérias, comprovando que a meditação promove alterações quantificáveis no organismo.

(...) a meditação ajuda a baixar a pressão arterial, reduz os níveis de adrenalina e cortisol, e estimula a produção de endorfinas (uma espécie de tranquilizante natural produzido pelo cérebro).

Quais são os obstáculos de quem deseja fazer meditação?
A agitação, a dispersão, a superficialidade e a preguiça. Em uma sociedade que valoriza o resultado imediato, esses obstáculos podem prejudicar a meditação.

Como saber se está meditando certo?
Se você obtiver a sensação de paz e regozijo depois da meditação, conseguiu o que desejava. A técnica não tem a finalidade de visualizar algo, mas gerar um estado interno de amorosidade, pois é um recurso de introspecção.

Dicas finais.
Sempre que possível realize a prática no mesmo horário para criar um hábito. Retire os sapatos, dispense o uso de joias, bijuterias e use roupas que não apertem o corpo. A meditação deve ser feita de modo suave e com absoluta tranquilidade. Depois do exercício, tente cultivar uma atitude harmoniosa com todos para que o progresso interno e externo seja gradual e constante.


Dicas adicionais (minhas):
- Se possível, tome um banho antes de praticar. Assim você relaxa mais e (se for meditar à noite) ameniza um pouco as energias que vieram com você durante todo o dia;
- Eu prefiro tentar a prática durante o dia, pois a noite a energia é muito forte para mim. Sem contar que as chances de eu cair no sono são gigantescas. Mas se isso acontecer com você, não se preocupe, é normal. Afinal, seu corpo está relaxando.
- Acenda um incenso (eu já tenho cara de incensos, né?), dê preferencia para os de mirra;
- Deixe uma música suave tocando. É bom para desligar você dos barulhos externos, entre outras coisas;
- E por último, seja paciente e aproveite a experiência.

A matéria completa pode ser lida aqui, no Portal Terra.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...