sexta-feira, 29 de junho de 2012

Minhas primeiras meninas...

Não, não estou grávida novamente, mas a felicidade é a de uma mãe que recebe um filho em casa. Tudo isso devido a dois motivo... O primeiro, uma aquisição que fiz ontem: comprei minha primeira plantiiinhaa!

Bobagem? Bobagem nada! Estou falando de uma vidinha que alegra, embeleza, limpa e protege o ambiente do meu lar-doce-lar. É um purificador natural... Não existe magia melhor do que a da natureza!

Olha aí minha primeira menina... Ela já vem batizada com um nome que eu achei um charme, Hera.


Sinceramente, sei quase nada sobre ela. Sei que é muito usada para "cerca-viva", (como chamamos os muros que são cobertos por algum tipo de trepadeira). Tem quem a chame de praga, pois ela toma conta do solo em que é plantada, não deixando espaço para mais ninguém. Egoííísta...
No entanto, não é considerada como planta daninha, pois não maltrata nenhuma de suas coleguinhas. Ela só é espaçosa mesmo.

Mas ja andei conversando com ela sobre isso, pois não quero que engula minha casa com esse egoísmo todo. Deixei bem claro que cedo vou cortar suas asazinhas. 
Dissem que ela protege a casa de espiritos ruins e que é um simbolo de longividade... Então, força nos raminhos!

O segundo motivo que, por sinal, me fez dá pulinhos de alegria pela manhã, veio desta moça tristinha aí.


Ganhei esta rosa, do meu namoradão, no dia dos namorados. Linda, vermelha, poderosa! Coloquei-a na água, dentro de uma garrafa de champagne. E lá ela ficou, até hoje, quando, cedo, meu marido comentou que deveria mudar a água dela. Eu disse que estava na hora de jogá-la fora, pois ela já estava muito tristinha. E ai, qual foi minha surpresa quando a tirei da garrafa? A folha seca caiu e debaixo dela havia um lindo brotinho... Que danado, se escondendo de mim!




Olha que coisa mais linda! Me diz se não é mágico? Se reparar bem, verá que a flor está morta, mortinha, mortinha menos de um centímetro acima do filhotinho. Fiquei eufórica quando vi, sem saber o que fazer. Sabe como é marinheira de primeira viagem, né? Nunca fiz um parto... (rs). Na dúvida, deixei exatamente como estava, para não interromper o processo. Minha "intuição" disse que ela precisava crescer mais um pouquinho para poder ser plantada. Será que é isso mesmo?

Ai minha gente, to aperriada! Não quero perdê-la... Sabe aquele episódio em que o Pequeno Principe recebe a Rosa dele como presente do vento e fica todo feliz e ao mesmo tempo preocupado em cuidar dela para que cresça saudável e bonita? Pois é, estou me sentindo o próprio.

Caros leitores, nunca pedi nada para vocês, até porque, me acho muito sozinha nesse meu mundinho, pois vocês são sempre muito caladinhos e quietinhos, mas sei que vocês estão aí (rs), então, por favor, me ajudem a cuidar dessa menininha que veio pra mim "trazida pelo vento" e que eu adotei com todo carinho do mundo.

A outra é sapequinha e cheia de confiança, deixa que com essa eu me entendo (o que não significa que não vou aceitar dicas sobre sua criação e desenvolvimento, viu?), mas esta última, é sensivel, vaidosa e cheia de vontades, sem dúvida vai me dá um pouquinho de trabalho. E ai, é quando vocês entram na história. Ela está aceitando madrinhas e padrinhos... Alguém se manifesta?

Obs: As fotos não estão boas (configuração errada da câmera), mas estava tão apressada para mostrar minhas filhinhas que postei mesmo assim.

3 comentários:

Riva disse...

Querida cunhada, o que achei:

1) no caule nascem "brotinhos"... vc vai perceber... não é caule, não é espinho... vc vai identificar... então, esse brotinho vc retira com uma faca, o mais profundo possível no caule, e planta em terra adubada...
minha mãe sempre extraía e plantava durante a lua crecente... pelo sim... pelo não... eu faria da mesma forma!
2) Você tem que utilizar o caule para plantio,nunca o botão.Faça essa experiência e você vai gostar,poda a roseira retire as suas folhas, coloque em um recipiente com água elas irão brotarem, não esqueça de trocar a água de 3 em 3 dias,(o mosquito da dengue estar em todo lugar)depois é só passa-las para o lugar definitivo,elas estarão com raízes.
3)Uma roseira se planta com o caule. Pegue um caule mais grosso, corte, pode tirar as folhas e o enterre enfiando na terra, não precisa fazer um buraco. A terra tem que ser bem adubada. Molhe a cada dois dias e aguarde que ele vai soltar brotos. Se não der certo da primeira vez, plante outro e logo terá sua roseira. ** Se for roseira enxertada, dificilmente vai "pegar"
Beijos e boa sorte!

Greg disse...

se pfecisar de adubo tenha aqui em casa

Iris disse...

Poxa, cunhada, valeu!!! Já anotei tudo!

Ei Greg, foi a primeira coisa que fiz hoje... Comprar adubo, mas pode deixar que quando precisar, já sei onde pegar.. hehehe.. Obrigadinha!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...